top of page

SUBDOSHAS- Prana Vayu

O Prana Vayu é um dos cinco subtipos de Vata, conforme a Medicina Ayurveda, este subtipo específico de Vata está associado ao movimento do Prana ou Energia Vital através dos nadis, que são canais do corpo sutil, também está relacionado com a atividade cerebral

Imagine o Prana Vayu como a respiração da vida, guiando a energia vital através de seu corpo através dos Nadis. É o sopro da vida que anima, equilibra e renova.



O PRANA VAYU ESTÁ CONECTADO COM FUNÇÕES CEREBRAIS QUE GOVERNAM OS MOVIMENTOS DA MENTE, PENSAMENTOS E SENTIMENTOS TAMBÉM, TAMBÉM ÀS FUNÇÕES RESPIRATÓRIAS, ABSORÇÃO DE PRANA E COORDENAÇÃO DOS SENTIDOS


Prana Vayu em equilíbrio:
O Prana Vayu desempenha um papel crucial no bem-estar da mente na Medicina Ayurveda. Sendo um dos cinco subdoshas de Vata, sua função está associada ao movimento da energia vital e à respiração.

Promove uma respiração saudável, vitalidade, clareza mental,
entusiasmo, inspiração, adaptabilidade mental e
a habilidade de comunicar e coordenar ideias.

Manter o Prana Vayu em equilíbrio afeta nossa saúde de uma forma positiva, significativamente ampla, pois é considerado o principal subdosha de Vata

Como o Prana Vayu contribui para o nosso bem estar mental e emocional?

1. Harmonização da Respiração:
O Prana Vayu está intimamente ligado à respiração. Ao praticar a conscientização da respiração (pranayama), você pode harmonizar esse fluxo vital, promovendo uma respiração equilibrada que acalma a mente.

2. Clareza Mental:
Canalizar o Prana Vayu através de práticas específicas ajuda a remover bloqueios energéticos e a promover clareza mental. Uma mente mais clara contribui para uma tomada de decisão mais eficaz e uma perspectiva mais positiva.


3. Equilíbrio Emocional:
O Prana Vayu, quando equilibrado, influencia as emoções de maneira positiva. Ajuda a regular o fluxo de energia emocional, contribuindo para um estado emocional mais estável e equilibrado.


4. Vitalidade e Energia:
Uma correta circulação do Prana Vayu nutre o corpo e a mente com vitalidade. Isso pode resultar em uma sensação geral de energia e entusiasmo, beneficiando o ânimo e a disposição mental.

5. Promoção da Concentração:
Práticas que envolvem o Prana Vayu, como exercícios respiratórios específicos, são conhecidas por melhorar a concentração. Isso é fundamental para atividades mentais, como estudo e trabalho.


Sintomas de desequilíbrios do Prana Vayu:

  • Excesso:

Vertigens, desorientação sensorial, medo, ansiedade, hiperventilação, insônia, pesadelos, insegurança, inquietação.
Pode levar a problemas neurológicos físicos como palpitações, tremores, convulsões.
Importante utilizar no tratamento ervas calmantes e tonificantes, com rasa doce e picante, e virya frio

  • Deficiência:

Falta de entusiasmo, depressão, letargia, respiração superficial e lenta, congestão dos seios da face. Indicado a utilização de ervas picantes para dissolver bloqueios, estimular e abrir os nadis e mover o Prana

** Não vamos nos ater aos tratamentos, pois a abordagem terapêutica específica e as práticas ayurvédicas recomendadas podem ser diferentes de acordo com cada indivíduo, pois a Medicina Ayurveda não trata os sintomas, mas sim o desequilíbrio, e o que pode ser considerado excepcional é a maneira como a Medicina Ayurveda personaliza e adapta as práticas e terapias ayurvédicas para atender às necessidades particulares de cada ser individualmente.

Orientações Gerais para o Equilíbrio do Prana Vayu:

As orientações gerais para o equilíbrio do Prana Vayu na Medicina Ayurveda, concentram-se nas práticas que promovem a saúde do cérebro, a estabilidade emocional e o bem-estar geral.

  • Práticas de Respiração_Pranayamas: Incorporar práticas regulares de pranayama, como respiração alternada e Nadi Shodhana (limpeza dos canais de energia), para equilibrar e fortalecer o Prana Vayu. Lembrando que as práticas de Pranayamas costumam ser intensas e profundas, e que práticas mais específicas, somente devem ser realizadas com a orientação de um profissional devidamente qualificado.


  • Exercícios Respiratórios Profundos e conscientes ajudam a nutrir o Prana Vayu e estimulam a sua consequente circulação pelo corpo


  • Manter um estilo de vida ativo e engajar-se em exercícios regulares ajuda a promover a circulação do Prana Vayu e a evitar bloqueios no sistema respiratório.


  • Optar por uma dieta equilibrada, incluindo alimentos frescos, leves e nutritivos, doces, levemente ácidos e picantes suaves contribuem para o equilíbrio geral do Prana Vayu.


  • Evitar ambientes poluídos


  • Caminhadas ao ar livre, pelas manhãs, em locais com boa qualidade do ar e vegetação abundante é essencial


  • Práticas de Yoga que estimulem e fortaleçam os músculos respiratórios, como Bhujangasana (postura da cobra) e Ustrasana (postura do camelo).


  • Terapias corporais ayurvédicas regulares, e praticar auto massagem com óleo morno (indicado por um profissional ayurvédico) liberam bloqueios e promovem o fluxo adequado de Prana Vayu.


  • Manter um equilíbrio emocional através de práticas de meditação e relaxamento é fundamental para o bem-estar do Prana Vayu


  • Garantir um sono adequado contribui para a revitalização do sistema respiratório e a promoção do Prana Vayu.


  • A utilização de ervas específicas, recomendadas por um médico(a)/ terapeuta Ayurvédico devidamente qualificado, devem ser incorporadas ao tratamento.

 
  • Consultar um médico(a)/ terapeuta Ayurvédico devidamente qualificado é crucial para um tratamento personalizado, cada pessoa é única, e as estratégias de tratamento são realizadas de acordo com as características individuais, com os doshas dominante e desequilíbrios específicos.


Por essa razão, vamos nos ater às orientações gerais e não aos tratamentos específicos, lembrando que diferente da Medicina Moderna, a Medicina Ayurveda não trata somente os sintomas ou a doença, mas sim o indivíduo, de acordo com as suas características e necessidades individuais.


Em resumo, ao equilibrar e canalizar o Prana Vayu, você pode experimentar uma mente mais clara, emocionalmente equilibrada e energizada, contribuindo significativamente para o bem-estar mental.

No entanto, desequilíbrios podem resultar em problemas respiratórios, ansiedade ou falta de foco.

Práticas como respiração consciente (pranayamas), uma dieta balanceada e um estilo de vida equilibrado são recomendados para manter o Prana Vayu em harmonia.

Em sintonia com a Medicina Ayurveda, descubra o Prana Vayu_ A força vital que flui como o vento, impulsionando a vitalidade em seu ser promovendo, assim, a sua saúde integral física, mental e emocional.

Seja cativado pela Medicina Ayurveda e embarque em uma jornada de equilíbrio e vitalidade duradoura!

Sejam SEMPRE muito bem vindos!

Com amor,
Dra. Ivana Baptista
Medicina Ayurvédica.
bottom of page